A Defesa Civil de Taboão e Itapecerica, juntas mostraram que tudo podem quando não se vê sigla partidária ou ideologia política. Juntas num só ideal.
Foi formidável a parceria entre os dois coordenadores Carlos Senna Comdec de Taboão e Maurício Rocha Comdec de Itapecerica na execução do corte de uma paineira de grande porte, da espécie (CHORISIA SPECIOSA)
A Defesa Civil de Itapecerica e seus profissionais Walter Santos, Sr. David Isaías entre outros não mediram esforços para o sucesso da operação.
A Cite luz foi grande parceira , fornecendo um caminhão (cesto), que sem ele seria impossível a remoção da árvore.
Os Agentes após uma minuciosa avaliação, dão início aos trabalhos.
Os profissionais não abriram mão do uso dos equipamentos de segurança, pois sabem das dificuldades e riscos destas ações.
Engª Mariana, agradece ao coordenador Carlos Senna pela força e empenho para realização deste evento.
Uma árvore de grande porte na região do pirajussara,no bairro do Pq. São Joaquim estava colocando em risco a vida dos moradores.
Veja o que niguém podia ver a verdadeira causa do compromentimento desta Paineira.
Veja a praga que causou todo este dano. Científicamente conhecida como EUCHROMA GIGANTEA.
Segundo a Engª e mestra em agronomia Mariana Marotti Corradi, a forma de ataque deste (COLEOPTERO) é muito agressiva e já havia o ataque dos cupins tudo foi determinante para que nós acelerássemos o processo de corte.
COLEOPTERO EUCHROMA GIGANTEA
Esse tipo de coleoptero, popularmente chamado de mãe-de-sol, é conhecido pela alta capacidade de reprodução e voracidade das larvas, causando prejuízos diretos na própria planta e indiretos, resultantes dos danos causados pela queda de árvores sobre edificações, veículos, redes elétrica e telefônica e colocando em risco a segurança de pessoas e animais.
ResponderExcluirO cupim que aparece na foto é do gênero coptotermes e o mosaico que aparece ao lado da lesão provocada pelos cupins mostra indícios de infestação por fungos.
Agradeço a todos que participaram dessa ação, em especial à defesa civil de Itapecerica da Serra na ajuda que nos deram ao remover essa árvore, caso contrário, poderia acontecer um grave acidente, principalmente devido à proximidade da época de ventos fortes.
Muito obrigada!
Eng. Mariana
Está larva deve ser do tipo cerambiciforme, e não buprestiforme como é característico da família buprestidae. Especificamente a espécie Acrocinus longimanus que também causam danos a madeira.
ResponderExcluirEu só vejo um belo oco para abelhas nativas desperdiçado. Não à toa as grandes meliponas ("abelhas uruçus") desapareceram nos ambientes antropizados.
ResponderExcluir