quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DEFESA CIVIL VAI LANÇAR PLANO VERÃO NO INÍCIO DE DEZEMBRO DE 2011.












































Na época das chuvas de verão a cidade da região que mais registra pontos de alagamentos é Taboão da Serra. Dois intransitáveis são na Régis Bittencourt (em frente à Delegacia Seccional e ao Shopping Taboão), os outros são no Piscinão (entrada da cidade), Avenida São Paulo e ruas de diversos bairros do município. Moradores ilhados e o trânsito caótico também são ingredientes para atrapalhar a vida de quem precisa voltar para casa, no período chuvoso.
Com intuito de diminuir os transbordamentos (alagamentos), deslizamentos de terra (os bairros mais preocupantes são o Jardim Mirna e Três Marias, onde existem muitos imóveis em encostas de barrancos), entupimentos de córregos, bocas de lobo e canalização dos Córregos Poa, Joaquim Cachoeira e Ponte Alta, a Defesa Civil da cidade está realizando ações em conjunto com a Secretaria de Obras e gabinete do prefeito por todos os bairros do município, inclusive os locais que apresentam dor de cabeça na época das chuvas.

“Estamos recolhendo todos os móveis, utensílios domésticos, que não são mais de utilidade para as famílias com a operação Cata-Bagulho, ministrando palestras para comunidade e nos capacitando / aperfeiçoando em cursos. Vistorias em residências, de janeiro até agora, mais de 400 foram vistoriadas e só no mês passado, 11 construções foram embargadas por irregularidades”, pontuou o Coordenador da Defesa Civil. CARLOS SENNA apresenta açôes na cidade:

Segundo Senna, ruas de seis bairros da cidade serão contempladas com uma verba de R$ 2.049.668,67 (dois milhões, quarenta e nove mil, seiscentos e sessenta e oito reais e sessenta e sete centavos) do Ministério das Cidades para obras de contenção de encostas em área de risco. Em contrapartida a prefeitura municipal investe o montante de R$ 204.096,86 (duzentos e quatro mil, noventa e seis reais e oitenta e seis centavos) para a realização das obras.

Os bairros contemplados são: Jardim Vitória (rua Beijamin Varandas), Parque Assunção (rua das Camélias), Jardim Vitória (rua José Carlos de Macedo Soares), Intercap (rua Antônia de Oliveira Maciel), Jardim Freitas Júnior (rua Tenente José Maria da Cunha) e Saint Moritz (rua Vital Brasil).

Com essas ações (canalização dos rios, verbas destinadas a obras de encostas, operação como cata-bagulho e cursos de capacitação) com certeza esperamos que as dificuldades da época de verão sejam menores e que os pontos de alagamento diminuam, além disso, os desmoronamentos de terra”, previu.

Senna contou a reportagem do Jornal na Net que a Defesa Civil conta com 80 funcionários, três veículos gol e uma caminhonete, além de uniformes e todo o equipamento necessário nas ocorrências. “Estamos viabilizando junto ao gabinete de governo e Guarda Civil Municipal a vinda de três motocicletas”, anunciou.

Por fim, Carlos Senna afirmou que a Operação Cata-Bagulho retoma no sábado, dia 19 de novembro, onde as equipes recolherão o que não é mais utilizado pelos moradores em diversos bairros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário